Câmeras de segurança estão entre os equipamentos mais procurados.
Setor deve ter um crescimento de 11% em 2013, aponta levantamento.
O alto índice de roubos e furtos em Rio Claro (SP) está fazendo com que os moradores e comerciantes invistam cada vez mais em segurança eletrônica para se proteger. As câmeras de segurança, por exemplo, estão entre os equipamentos mais procurados e ajudam a polícia a solucionar os crimes. Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança aponta que o setor vem crescendo, em média, 10% ao ano.
Rio Claro registrou 424 roubos e 676 furtos nos três primeiros meses deste ano, liderando o número desses crimes entre as cidades da região. O número é 23,2% maior que o registrado no mesmo período em São Carlos.
Com o frequente aumento da criminalidade, tanto donos de comércio quanto de residências, tem buscado na tecnologia uma forma de se sentirem mais seguros. São sensores inteligentes de presença, alarmes, cercas elétricas, câmeras. equipamentos cada vez mais potentes e com recursos de última geração.
“As câmeras de infravermelho têm mais nitidez nas imagens, então durante o dia você vê colorido e, durante a noite, preto e branco. Vai depender muito da distância que você quer nas câmeras. Tem câmeras de 15 a 200 metros”, afirmou a empresária Cinira de Barros Tareskevitis.
O mercado movimentou mais de R$ 4 bilhões em 2012. A estimativa é de um crescimento de 11% em 2013. O empresário Rogério Denard decidiu instalar várias câmeras na empresa e monitorar tudo, até por meio da internet. “Significa segurança, a gente saber o que está acontecendo, monitorando sempre. Uma tranqüilidade a mais para a gente”, disse.
Fábio Pedersen, dono de uma empresa de segurança, contou que nos últimos três anos a procura pelo serviço dobrou. Se antes fazia oito instalações por mês, hoje são pelo menos 16. “Devido ao número de ocorrências policiais, o pessoal acaba ficando um pouco receoso, com medo e querendo proteger sua família, então a procura tem aumentado sim”, disse.
Segurança
Em Rio Claro, no mês passado, bandidos invadiram uma empresa de embalagens no distrito industrial. As câmeras de segurança flagraram os homens rendendo os funcionários e levando o cofre, com a ajuda dos próprios trabalhadores.
Para o secretário de Defesa Civil de Rio Claro e especialista em segurança, José Augusto Viegas Carneiro, os equipamentos, muitas vezes, não evitam os crimes, mas auxiliam no trabalho da polícia. “O que nós percebemos é que os roubos e furtos, sempre nós temos o elemento surpresa, e nem sempre as câmeras vão inibir. No caráter de investigação ela é importante para ajudar a Polícia Civil”, destacou.
Tel.: (11) 3042-9341
contato@nexussecurity.com.br
www.nexussecurity.com.br
#segurancaeletronica #cercaeletrica #camerasdevigilancia #cftv #cameras #alarme